Catalogação de Documentos

Catalogação de Documentos do CDMR

O Centro de Documentação, Memória e Referência da Fundação Salvador Arena tem como missão preservar a história da Instituição em sua completude, o que compreende a história pessoal de seu fundador e tudo o que dela deriva.

Para isso, contamos com um acervo expressivo: são mais de 8.000 documentos cadastrados, em diversos suportes e formatos, em nossa base de dados. Esses documentos demandam alguns cuidados específicos.

A catalogação é uma das etapas fundamentais da organização do acervo, e consiste no estabelecimento de padrões de ordenamento e de descrição da documentação de acordo com princípios da arquivologia, o chamado “plano de classificação”.

O plano de classificação deve ser elaborado em conformidade com as necessidades de cada acervo, considerando as especificidades da Instituição. No caso do CDMR, o plano de classificação foi pensado de forma a abarcar os diversos aspectos da atuação da Fundação Salvador Arena, além do acervo pessoal de seu fundador.

Reserva Técnica do CDMR

Para dar conta de todos os tipos documentais produzidos pela Fundação, a estrutura de nosso sistema de classificação inclui os seguintes conceitos: Fundo, Coleção, Seção, Subseção, Grupo, Subgrupo, Série, Subsérie e Dossiês. Cada um desses conceitos abrange as divisões necessárias para a organização do acervo. Temos, por exemplo, os grupos: Eventos, Transformação Social, Saúde, Habitação e Infraestrutura.

Catalogar um documento é imprescindível para sua correta identificação e para que ele possa ser disponibilizado e aplicado à construção da memória de nossa Instituição.