História Oral

Apostila de transcrições das entrevistas para o Programa de Registro de História Oral do CDMR.

Se você visitou alguma vez o CDMR, provavelmente sabe que o setor desenvolve um Programa de Registro de História Oral. Mas você sabe o que é história oral e quais são os seus objetivos?

De forma resumida, a história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em gravar entrevistas com pessoas que possam relatar aspectos da história que tenham testemunhado. A história oral é produzida a partir de estímulos – perguntas feitas pelo pesquisador e exige, antes da realização das entrevistas, uma pesquisa prévia para elaboração de um roteiro.

No acervo do CDMR temos entrevistas com ex-alunos, funcionários, conselheiros, clientes da Termomecanica, parceiros da Fundação Salvador Arena e amigos do Eng. Salvador Arena. Essas entrevistas preenchem possíveis lacunas que possamos ter em relação a determinados períodos ou fatos, mas acima de tudo, nos ajudam a entender a dimensão afetiva da história institucional e suas implicações na vida das pessoas que ajudam a construí-la.