Histórias Cruzadas

Time de futebol dos funcionários da Termomecanica na década de 1950.

A memória institucional já é reconhecida como uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada de diversas formas na gestão de uma instituição, mas os acervos mantidos pelas empresas carregam também um sentido social que extrapola as funções corporativas: a história de nenhuma instituição está descolada da história da comunidade em que está inserida, e os seus acervos contam uma história coletiva que, por sua vez, imprime marcas nas memórias institucionais. Esses acervos acabam, portanto, fornecendo subsídios para pesquisas sobre temas mais gerais, já que muitas vezes preservam documentos e objetos que não se encontram em acervos públicos.

No CDMR, é possível ver como a história da Fundação Salvador Arena se cruza, em diversos pontos, com diversas outras histórias, como a história de São Bernardo do Campo, por exemplo, e de todas as pessoas e comunidades que já foram beneficiadas pelos projetos apoiados pela Fundação. Aqui você pode conhecer um pouco dessas histórias clicando aqui.