Fundação Salvador Arena reforça parceria com a Fundação Abrinq para reforma de creches

Para uma série de inaugurações de creches reformadas em parceria com a Fundação Abrinq, destaca-se a importância da Educação na primeira infância como base fundamental para o desenvolvimento das crianças. É nos primeiros anos de vida que bebês e crianças até 7 anos moldam suas capacidades cognitivas e sensoriais essenciais, preparando-se para absorver um volume crescente de informações e estabelecer conexões significativas entre elas.

Nesse contexto, a creche se apresenta como um recurso formativo vital. Além de cumprir seu papel educativo, desempenha um papel social crucial, introduzindo a criança no convívio com grupos diversos, fora do âmbito familiar, onde recebe estímulos sensoriais e intelectuais, aprende a compartilhar espaços e objetos, e, assim, desenvolve suas competências socioemocionais.

A Fundação Salvador Arena, sensível a essa questão e ciente de que muitas creches formadas a partir da iniciativa das comunidades em favelas ou bairros vulneráveis são ricas em boa vontade, mas deficitárias em infraestrutura e formação profissional, decidiu apoiar a creche Luiz Saturnino de Lima, em Petrolina. A FSA investiu na reforma completa da unidade, possibilitando um aumento na oferta de vagas de 78 para 90, por meio da construção de um espaço de convivência, duas salas de aula, a reforma do refeitório, reparos nos telhados e uma pintura abrangente das instalações.

Além disso, a Fundação Abrinq desempenhou um papel fundamental no aprimoramento da creche, contribuindo com a capacitação e formação dos professores, a doação de um acervo de livros e brinquedos pedagógicos, e auxiliando na gestão das obras.

O evento contou com a participação de Venize Vigatto, conselheira da FSA, e Sergio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA. Essa parceria demonstra o compromisso dessas organizações em melhorar a qualidade da educação na primeira infância e proporcionar um ambiente mais adequado e estimulante para as crianças em comunidades desfavorecidas.