FSA em parceria com a Fundação Abrinq transforma Creche Tia Mônica

A Creche Tia Mônica é um verdadeiro encanto. Localizada na zona irrigada, uma região semirrural de Petrolina, ela atende os filhos dos trabalhadores rurais envolvidos nas colheitas e no manejo de uvas e mangas. As crianças atendidas têm idades que variam de 6 meses a 3 anos, destacando a importância da atenção à primeira infância.

O que chamava a atenção na Creche Tia Mônica era a inadequação de seu espaço físico. Apesar de contar com um belo pátio, as altas temperaturas, que frequentemente atingiam entre 32 e 35 graus, juntamente com a exposição ao sol intenso, faziam com que as crianças e educadores fossem obrigados a permanecer dentro das salas de aula durante todo o dia. Além disso, a salinização e a umidade afetavam as paredes da cozinha e do refeitório, tornando as salas de aula abafadas, o que deixava as crianças cansadas e irritadas.

Essa realidade passou por uma transformação completa graças ao apoio da Fundação Salvador Arena, em parceria com a Fundação Abrinq, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças. Com a climatização das salas, a restauração das paredes, a construção de uma sala de aula adicional e a cobertura parcial do pátio, a Creche Tia Mônica se tornou uma referência na área rural de Petrolina. Além disso, as formações dos educadores e o acervo de livros e brinquedos pedagógicos também fizeram toda a diferença no projeto.

Foi dessa forma que Venize Vigatto e Sergio Loyola, conselheira e gerente de projetos sociais da Fundação Salvador Arena, celebraram a transformação dessa escola e das vidas das pessoas em Petrolina, no dia 20/10/2023. Com muita alegria e brincadeiras ao lado das crianças da creche, eles receberam a gratidão e o reconhecimento da comunidade, da Fundação Abrinq e da Secretaria da Educação do município.