Com o principal objetivo de imortalizar o legado deixado pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998), as unidades educacionais, que formam o principal projeto social da Fundação Salvador Arena (FSA), iniciam processo de mudança de suas marcas, adotando o nome de seu fundador. Assim, o Colégio Termomecanica passa a se chamar Colégio Engenheiro Salvador Arena; a Faculdade de Tecnologia Termomecanica torna-se Faculdade Engenheiro Salvador Arena e o mais recente projeto na área de educação, consolida-se com o nome Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena.

“O PULO DO GATO É A EDUCAÇÃO”

A frase de Arena explicita sua visão que relacionava a prosperidade de um país à importância da educação para os governos e, como resultado de suas reflexões sobre o tema, pesquisou e desenvolveu um novo modelo de ensino, juntamente com um grupo de educadores contratados por ele para este fim. Esse modelo ficou pronto em 1974 e foi compilado em um livro chamado Ensino, encaminhado pessoalmente por ele, por um longo período de tempo, a todos aos ministros da educação do Brasil que assumiram o posto. Sem conseguir simpatizantes à causa, e acreditando fielmente no seu projeto, em 1989 inaugurou o Colégio Termomecanica, onde colocou em prática essas ideias. Infelizmente, o executivo faleceu em 1998 e não chegou a acompanhar a formatura da primeira turma e nem a criação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, que iniciou suas atividades em 2003.

Menina dos olhos de Salvador Arena, o projeto educacional que ele idealizou com entusiasmo há quase 50 anos permanece atual, totalmente alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE), à própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a outros documentos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Engenheiro e empresário do setor de transformação de metais não ferrosos, Salvador Arena determinou em testamento que seus bens fossem destinados à FSA, e que por meio de um Conselho Curador nomeado por ele, fosse perpetuado seu patrimônio. A FSA, criada em 1964, tem por objetivo a transformação social e atua intensamente na área da educação, tendo como principal projeto neste segmento, o Centro Educacional onde estão instalados o Colégio e Faculdade. A Fundação também atua na capacitação de instituições não governamentais que prestam serviços sociais diretamente a comunidades carentes.

“A mudança visa enaltecer e perenizar por meio das marcas que passam a adotar seu nome, toda a obra social do engenheiro Salvador Arena. Continuamos acreditando no projeto idealizado por ele, portanto, nossa missão de contribuir com a sociedade promovendo a transformação social por meio do acesso à educação de qualidade, segue inalterada”

Dra. Regina Celi Venâncio, presidente do Conselho curador da FSA

A Fundação Salvador Arena é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada e estruturada pelo engenheiro Salvador Arena. A Fundação cumpre o propósito de dar significado à riqueza de seu capital institucional, como suporte para os programas sociais especialmente criados com a finalidade de integrar à sociedade os grupos e indivíduos diretamente assistidos, proporcionando-lhes uma nova etapa de vida, em que a dignidade e os fundamentos básicos da educação e da cidadania sirvam de alicerces para uma nova sociedade.