O programa de capacitação oferece cursos, consultorias, workshops e eventos criados especialmente para desenvolver competências das organizações da sociedade civil (OSC’s), seus conhecimentos, habilidades e atitudes frente aos imensos desafios para a transformação da sociedade em que vivemos na direção da sociedade que todos queremos.  Nesse sentido, a FSA já formou mais de mil e trezentos dirigentes e técnicos de entidades sociais e educacionais beneficentes e ONG’s com atuação em diversas localidades do Brasil.

Para ter acesso a essas formações, consultorias e capacitações, as organizações devem acompanhar a publicação dos editais dos processos seletivos disponíveis neste mesmo site. Conheça, então, as formações clicando nos links abaixo:

OBJETIVO: Contribuir para o fortalecimento e o protagonismo das instituições, capacitando-as para defesa de suas causas e a transformação social.

O processo de formação servirá para intervir diretamente nos processos de gestão da OSC, visando:

• Revisar e analisar seus processos internos;
• Identificar novos rumos para uma gestão eficiente, orientada para a sustentabilidade e resultados sociais;
• Construir uma proposta para iniciar mudanças rumo à uma gestão mais profissionalizada.

A QUEM SE DESTINA: Gestores de associações e fundações sem fins lucrativos de interesse social do território brasileiro, que atuam nas áreas de educação, assistência social e/ou saúde.

MODALIDADE: 100% online

CARGA HORÁRIA: 75 horas

INVESTIMENTO: 100% gratuito

METODOLOGIA: Formação e consultoria com módulos teóricos, práticos, encontros virtuais e acompanhamento personalizado realizado por tutores e consultorias especializadas:

Módulos virtuais
1) Encontro inicial
2) Sensibilização de público (comunicação)
3) Teoria da Mudança
4) Introdução e definição do 3º Setor
5) Marco regulatório
6) Iniciação ao planejamento
7) Planejamento estratégico
8) Mobilização de recursos
9) Gestão financeira
10) Execução de projetos (RH e compras)
11) Prestação de contas
12) Controle contábil
13) Governança
14) Controles internos
15) Sustentabilidade
16) Elaboração de projetos
17) Elaboração de um plano de desenvolvimento da OSC.

Consultorias
Serão oferecias 02 consultorias para cada OSC selecionada:
• Diagnóstico sobre a gestão;
• Orientação para o plano de desenvolvimento da OSC.

PROCESSO SELETIVO: Inscrições abertas até o dia 20/02/2021. Clique aqui!
Lista de instituições semifinalistas: clique aqui
Lista de instituições finalistas: clique aqui

OBJETIVO: Ampliar a capacidade de mobilização de recursos e sustentabilidade financeira das organizações sociais, renovar a sua forma de operar, incorporar inovação nos variados aspectos institucionais, programáticos e com propósito, modernizar o seu modelo de gestão e as formas e meios de como a organização se sustenta e de como defende a sua causa.

A QUEM SE DESTINA: Gestores de associações e fundações sem fins lucrativos de interesse social, que atuam nas áreas de educação, assistência social e/ou saúde.

MODALIDADE: 100% online

CARGA HORÁRIA: 81 horas

INVESTIMENTO: 100% gratuito

METODOLOGIA: Formação e consultoria com módulos teóricos, práticos, encontros virtuais e consultorias especializadas personalizadas:

Módulos virtuais – Eixos Temáticos
• Impacto Social
• Comunicação
• Mobilização de Recursos

Consultorias (são oferecidas 3 consultorias para cada OSC selecionada)
• Elaboração da Teoria da Mudança
• Elaboração de um Plano Anual de Comunicação
• Elaboração de um Plano Anual de Captação de Recursos

PROCESSO SELETIVO: Geralmente inicia no mês de janeiro. Aguarde mais informações.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre nosso programa de capacitação