Acelera Social

objetivo geral do programa é ampliar a capacidade de mobilização de recursos e sustentabilidade financeira das organizações sociais, renovar a sua forma de operar, incorporar inovação nos variados aspectos institucionais, programáticos e com propósito, modernizar o seu modelo de gestão e as formas e meios de como a OSC se posiciona, se sustenta e de como defende a sua causa.

CLIQUE AQUI E LEIA O EDITAL

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 02/01/2023 até 16/01/2023
DIVULGAÇÃO DOS SEMIFINALISTAS: 31/01/2023
ENCONTRO VIRTUAL COM SEMIFINALISTAS: 08/02/2023
• ENVIO DE CARTA DE ADESIÃO: até 15/02/2023
• DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS: 27/02/2023
• INÍCIO DAS AULAS: 09/03/2023

INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

QUEM PODE PARTICIPAR?

se sustenta e de como defende a sua causa.

PODEM SE
INSCREVER

Associações e Fundações
sem fins lucrativos de interesse social.

COM ATUAÇÃO EM
CAUSAS COMO

Educação, assistência
social e/ou saúde.

PARA GARANTIR A
PARTICIPAÇÃO

Indicar 3 representantes com poder de decisão e influência para realizar mudanças.

As consultorias são realizadas com empresas parceiras, certificadas como empresa B!

MUDANÇAS INSTITUCIONAIS SIGNIFICATIVAS

UM OLHAR INTEGRADO PARA SUA OSC ACELERAR

Impacto social

Refletiremos sobre a sua postura organizacional! Entenderemos qual o seu papel e em que medida sua atuação gera impacto positivo na sociedade. Aprofundaremos no seu propósito organizacional, para entender o valor gerado para os diferentes públicos-alvo e refletir sobre a estrutura organizacional da equipe. + Consultoria personalizada para cocriação da Teoria da Mudança.

Mobilização de recursos

Trabalharemos as diferenças entre fonte, estratégia, tática e ferramentas de captação! Entenderemos qual o foco dos seus projetos e causas, para desenvolvermos um plano personalizado de captação. + Consultoria em mobilização de recurso.

Comunicação

Transformaremos o posicionamento da sua OSC! Olhar para o plano estratégico, plano de comunicação, meios de comunicação e o conceito elevator pitch. Entenderemos quem pode apoiar nas atividades de comunicação, que aperfeiçoarão a imagem da sua OSC. + Consultoria de detalhamento do plano de comunicação e esclarecimento de dúvidas.

TEM DÚVIDA SOBRE O ACELERA SOCIAL?

CONSULTE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO

A formação é gratuita?

Sim, o Programa Acelera Social – Formação e Consultoria em Sustentabilidade Financeira é totalmente gratuita.

Os encontros são presenciais ou online?

A Formação é 100% online, por meio de encontros assíncronos (encontros gravados) e síncronos (encontros ao vivo) e consultorias online.

Qual a abrangência geográfica dessa formação?

Poderão participar Organizações de todo o Brasil.

Preciso realizar a inscrição da OSC?

Sim, as OSC interessadas em participar do programa de formação deverão preencher o formulário de inscrições e fazer um vídeo criativo, simples e breve (máximo 3 minutos) com a participação dos 3 integrantes do programa de formação indicados pela OSC, dizendo por que sua organização deveria ser escolhida para participar do programa.

Não tenho CNPJ, posso me inscrever?

Não. É preciso que a OSC esteja formalizada com CNPJ ativo há pelo menos um ano.

Quem deve participar dos encontros?

A OSC tem que indicar 3 (três) participantes, sendo 2 pessoas da equipe gestora, (uma (01) pessoa que suas atividades sejam relacionadas à captação de recursos e uma (01) pessoa com responsabilidade gerencial e/ou de direção) e 1 mentor (pessoa da diretoria estatutária ou conselho), que será responsável por dar suporte institucional aos participantes da formação e oferecer mentoria aos representantes da equipe na implementação das ações que serão elaboradas e pensadas durante o processo. Além da supervisão e apoio, o mentor ainda terá responsabilidade de participar dos encontros ao vivo.

Quais os critérios para seleção da OSC?

Os critérios principais de escolha dos participantes do programa de formação serão:

· Indicação de pessoas com capacidade para influenciar o ambiente interno para as mudanças institucionais (gestores);

·  Registrada há pelo menos um ano (CNPJ);

·  Alinhamento com os temas de interesse da FSA (Item 8 deste Edital);

· Capacidade de análise interna dos principais desafios a serem enfrentados na busca pela sustentabilidade institucional e financeira da OSC;

· Demonstração de condições internas que propiciem a implantação de mudanças institucionais, de forma inovadora e criativa;

· Compromisso da diretoria estatutária/conselho com a participação da OSC no programa Acelera Social – Formação e Consultoria em Sustentabilidade Financeira.

É obrigatório a participação na apresentação final?

Sim, cada OSC deve realizar uma apresentação final, em modelo Elevator Pitch, como conclusão da sua participação na Formação.

Como funcionam as consultorias?

Ao final de cada Módulo haverá uma consultoria por OSC.